O objetivo deste artigo foi analisar, cruzadamente, a Doutrina Social da Igreja (DSI) e o pensamento político de Plínio Salgado (1895-1975), mormente em relação à concepção de ambos sobre o Estado e suas prerrogativas. Salgado, ativista político e fundador da Ação Integralista Brasileira, teve a influência de várias correntes e tendências culturais e políticas na formação da sua doutrina, o que já foi abordado com atenção pela historiografia. Um dos aspectos-chave da doutrina pliniana, nisso, foi sua sempiterna adesão aos princípios cristãos católicos. A hierarquia católica, por sua vez, possui um conjunto de ensinamentos para a questão sócio-política, intitulado Doutrina Social da Igreja. Parte-se, para investigar a doutrina pliniana, principalmente de Trindade (1979); enquanto que a abordagem da doutrina social católica deriva de Faux (2019) e da Enciclopédia da DSI elaborada por Ávila (1993). Concluiu-se que o líder integralista uniu o totalitarismo de Mussolini com a DSI de maneira a criar uma ideologia contraditória, com elementos que são incompatíveis entre si.
The objective of this article was to cross-analyse the Social Doctrine of the Church and Plinio Salgado’s (1895-1975) political thought, mainly as to the conception of both on the State and its prerogatives. Plínio Salgado, political activist and founder of the Brazilian Integralist Action, had the influence of many cultural and political ideas and tendencies during the formation of his doctrine, and the historiography has already written much about it. A key-element of the plinian doctrine, thus, was his endless adherence to the Christian Catholic principles. The Catholic hierarchy has a collection of teachings regarding the sociopolitical question, entitled Social Doctrine of the Church. In order to investigate the plinian doctrine, we use Trindade (1979); meanwhile, the approach of the Catholic social doctrine derives from Faux (2019) and Ávila’s Encyclopedia (1993). We concluded that the integralist leader unified Mussolini’s totalitarianism with the Church’s doctrine in a way as to create a contradictory ideology, with elements that are incompatible amongst themselves.