A prova da certeza da verdade da existência de Deus, por meio da razão, sempre foi um desafio para todos os pensadores que tentaram justificar, metafisicamente, essa verdade na história das ideias filosóficas. Dado que Descartes inscreveu seu nome na metafísica Ocidental, também porque buscou provar a existência de Deus de uma forma filosófico-racional, objetiva-se, neste artigo, reconstruir os principais pontos da primeira prova da existência de Deus desenvolvida e defendida por Descartes na Terceira Meditação Metafísica (1641). O nosso método investigativo será o crítico-analítico, por meio do qual buscar-se-á colocar em evidência, por meio de uma revisão sistemático-bibliográfica, a obra do autor e de alguns de seus principais comentaristas, os núcleos metafísicos fulcrais do itinerário cartesiano que evidenciam a certeza da verdade da existência de Deus. Como desfecho da pesquisa, conclui-se que a certeza da verdade da existência de Deus, em Descartes, não pode ser dissociada de seu método de descoberta da verdade; ademais, a existência do Deus cartesiano é provada, epistemologicamente, antes que se tenha a certeza metafísica da verdade da existência dos objetos exteriores e sensíveis, como era, comumente, na teologia e na filosofia antigo-medieval.
The proof of the certainty of the truth of God's existence, through reason, has always been a challenge for all thinkers who tried to justify, metaphysically, this truth in the history of philosophical ideas. Given that Descartes inscribed his name in Western metaphysics, also, because he sought to prove the existence of God in a rational-philosophical way, this article aims to reconstruct the main points of the first proof of the existence of God developed and defended by Descartes in the Third Metaphysical Meditation (1641). Our investigative method will be the critical-analytical one, through which we will seek to put in evidence, by means of a systematic-bibliographical revision of the author's work and of some of his main commentators, the central metaphysical nuclei of the Cartesian itinerary that evidence the certainty of the truth of God's existence. As a conclusion of the research, it is concluded that the certainty of the truth of God's existence, in Descartes, cannot be dissociated from his method of discovery of truth; moreover, the existence of the Cartesian God is epistemologically proven before one has the metaphysical certainty of the truth of the existence of external and sensitive objects, as it was commonly done in ancient-medieval theology.