O trabalho aborda as relações entre pentecostais e narcotraficantes em uma favela situada em Campos dos Goytacazes, no norte do estado do Rio de Janeiro, Brasil. Marcada pela violência cotidiana, pelo encarceramento de moradores e pela insegurança alimentar, no território, o domínio da facção narcotraficante Terceiro Comando Puro (TCP) impede a existência de outras expressões religiosas, sobretudo a umbanda. As igrejas pentecostais ocupam pequenos espaços, com cerimônias ruidosas, de linguagem beligerante e de significativa exaltação corporal e emocional. No trabalho, argumentamos que as denominações pentecostais da favela compõem uma face de uma religiosidade, na qual destacam-se a performance guerreira e o senso de sobrenatural que se imiscui no cotidiano, conformando uma possibilidade de tornar habitável o cotidiano da exceção constante. Como aporte teórico, apresentamos à discussão as possibilidades analíticas da antropologia do cristianismo, vertente de estudos que, em sentido amplo, preocupa-se em compreender as distintas noções entre transcendente e imanente.
El documento aborda la relación entre pentecostales y narcotraficantes en una favela situada en Campos dos Goytacazes, en el norte del estado de Río de Janeiro, Brasil. Marcado por la violencia cotidiana, el encarcelamiento de los residentes y la inseguridad alimentaria, en el territorio el dominio de la facción del narcotráfico Terceiro Comando Puro (TCP) impide la existencia de otras expresiones religiosas, especialmente la umbanda. Las iglesias pentecostales ocupan espacios reducidos, con ceremonias ruidosas, lenguaje beligerante y una importante exaltación corporal y emocional. En este trabajo argumentamos que las denominaciones pentecostales en la favela componen un rostro de una religiosidad en la que se destacan la performance guerrera y el sentido de lo sobrenatural que se inmiscuye en la vida cotidiana, conformando una posibilidad de hacer habitable el cotidiano de la excepción constante. Como contribución teórica, presentamos a la discusión las posibilidades analíticas de la antropología del cristianismo, una vertiente de estudios que, en sentido amplio, se ocupa de comprender las nociones distintas entre lo trascendente y lo inmanente.