O objetivo desse trabalho é apresentar a maneira pela qual os Taurepáng, povo Carib que no Brasil vive no norte do estado de Roraima, interpretam as ações do Kanaimé. De acordo com a literatura, trata-se de uma categoria de feitiçaria que envolve técnicas específicas de mutilação e assassinato amplamente difundidas nas terras adjacentes ao Monte Roraima e, além de um fenômeno espectral, oriundo da malevolência de outsiders, também diz respeito a um agressor que pode ser cercado, agredido e morto. Diante do aumento das tensões e acusações de Kanaimé nas comunidades taurepáng que ficam na savana venezuelana, suas lideranças optaram por uma iniciativa inédita: a criação de uma prisão para Kanaimé. Porém, em vez de atenuar os conflitos entre os parentes da vítima assassinada e os parentes do Kanaimé acusado, essa medida surtiu o efeito inverso e acabou por reforçar a compreensão taurepáng de que vivem em um “lugar de morte”.
The objective of this work is to present the way in which the Taurepáng, Carib people who lives in the north of the state of Roraima in Brazil, interpret the actions of the Kanaimé. According to the literature, it is a category of witchcraft that involves specific mutilation and murder techniques widespread in the lands adjacent to Mount Roraima and, in addition to a spectral phenomenon, originating from malevolence of outsiders, also concerns an aggressor who can be surrounded, assaulted and killed. In view of the increase in Kanaimé’s tensions and accusations in taurepáng communities that are in the Venezuelan savannah, their leaders chose an unprecedented initiative: the creation of a prison for Kanaimé. However, instead of mitigating the conflicts between the relatives of the murdered victim and the relatives of the accused Kanaimé, this measure had the opposite effect and ended up reinforcing taurepáng’s understanding of who lives in a “place of death”.
El objetivo de este trabajo es presentar la forma en que los Taurepáng, pueblo caribe que vive en el norte del estado de Roraima en Brasil, interpreta las acciones del Kanaimé. Según la literatura, es una categoría de brujería que involucra técnicas específicas de mutilación y asesinato generalizadas en las tierras adyacentes al monte Roraima. Además se trata de un fenómeno espectral, originado en la malevolencia de los forasteros y que también se refiere a un agresor que puede ser rodeado, agredido y asesinado. Ante el aumento de las tensiones y acusaciones de Kanaimé en comunidades Taurepáng en la sabana venezolana, sus líderes optaron por una iniciativa sin precedentes: la creación de una prisión para Kanaimé. Sin embargo, en lugar de mitigar los conflictos entre los familiares de la víctima asesinada y los familiares del acusado Kanaimé, esta medida tuvo el efecto contrario y terminó reforzando la comprensión de Taurepáng de que viven en un “lugar de muerte”.