Os festivais de cinema estão entre os eventos culturais mais atingidos pela pandemia da Covid-19. No entanto, graças ao streaming, os festivais obtiveram resultados surpreendentes de audiência, rearticulando suas formas de realização. Quais configurações os festivais têm assumido no sentido de contornar a pandemia com recurso às tecnologias de streaming? A partir de pesquisas em catálogos, websites e entrevistas com curadores, este artigo apresenta de forma descritiva os arranjos tecnológicos e os formatos propostos por diversos festivais nacionais e internacionais durante a pandemia, num esforço de cartografia qualitativa nãoexaustiva. Refletindo sobre os novos elementos de articulação, é sugerida uma tipologia das estratégias adotadas pelos festivais em função do uso do streaming, resumidas em cinco modalidades: 1) estratégias tradicionalistas; 2) estratégias híbridas; 3) estratégias miméticas; 4) estratégias integralmente on-line e; por fim, 5) estratégias nostálgicas. O artigo também observa as relações entre os festivais de cinema e a cidade, refletindo sobre o deslocamento da situação “evento” para a situação streaming, sobre os efeitos do hic et nunc, discutindo as consequências desse deslocamento no que se refere ao convívio com as plataformas online como novos “agentes” dos festivais. Ao longo do artigo, reflete-se sobre os efeitos desse convívio, os processos de democratização e possíveis desdobramentos dessa relação.
Film festivals are among the cultural events which were mostly damaged by the Covid-19 pandemic. However, thanks to the use of streaming, many festivals achieved surprising numbers in terms of audience, by reorganizing their structures and logistics. What configurations have festivals adopted to overcome the pandemic using streaming technologies? Based on research in catalogues, websites and interviews with curators, this article descriptively presents the technological rearrangements and formats proposed by various festivals during the pandemic, in order to outline a non-exhaustive qualitative cartography. Thus, a typology of strategies adopted by festivals in their respective deployment of streaming technology is outlined, consisting of five modalities: 1) traditionalist strategies; 2) hybrid strategies; 3) mimetic strategies; 4) fully online strategies and, finally, 5) nostalgic strategies. This article also explores the relationship between film festivals and cities, by discussing the shift from an “event” situation to the streaming situation, the implications of hic et nunc in film screenings, and the consequences of the appearance of online platforms as new “agents” in film festivals. Throughout this article, we reflect on the effects of this coexistence, the democratization processes involved and the future of the relationship of film festivals and streaming technologies.