Livros didáticos são ferramentas de apoio ao ensino e vêm se modificando ao longo das décadas para atender as necessidades da educação tanto no Brasil quanto no mundo. O modo como o livro didático é planejado e desenvolvido, não apenas no que se refere ao conteúdo, mas também na forma como apresenta seus tópicos transforma a maneira como se ensina e se aprende. Neste artigo serão explorados como os livros didáticos de Física abordam e apresentam o fenômeno das Ondas Estacionárias, comparando dois momentos diferentes do ensino, um primeiro com livros do início do século XX e outro analisando livros atuais. Para fazer tal análise foram considerados aspectos como diagramação, imagens, impressão, tipografia e demais princípios do Design Gráfico. Foram utilizadosseis livros para o comparativo, três deles eram do período de 1906 a 1913 e mais tarde outros três livros de 1995, 2016 e 2018. Como resultado foi percebido que a limitação das tecnologias gráficas do início do século XX não permitiam utilizar uma grande variedade de elementos visuais para dar suporte a comunicação dos conceitos, bem como o não desenvolvimento de teorias de comunicação visual. Em contramão, os recursos atuais facilitam a representação dos fenômenos através de ilustrações, fotos, cores, formas, modificando como o conteúdo ampara o entendimento
Textbooks are tools to support teaching and have been changing over the decades to meet the needs of education both in Brazil and worldwide. The way the textbook is planned and developed, not only in terms of content but also in the way it presents its topics, transforms the way it is taught and learned. In this article, we will explore how Physics textbooks approach and present the phenomenon of Stationary Waves, comparing two different moments of teaching, one first with books from the beginning of the 20th century and another analyzing current books. To make such an analysis, aspects such as diagramming, images, printing, typography, and other principles of Graphic Design were considered. Six books were used for the comparison; three of them were from the period 1906 to 1913 and later three other books from 1995, 2016, and 2018. As a result, it was noticed the graphic technologies limitation at the beginning of the 20th century did not allow the use of a large variety of visual elements to support the communication of concepts, as well as the non-development of visual communication theories. In contrast, current resources facilitate the representation of phenomena through illustrations, photos, colors, shapes, changing how the content supports understanding.