Resenha do livro Formulações do trágico no teatro de Nelson Rodrigues, de Elen de Medeiros. A obra é resultado de uma trajetória de quase uma década de pesquisas voltadas à poética dramatúrgica de Nelson Rodrigues. Nela, a pesquisadora revisita as já clássicas formulações sobre o trágico rodriguiano e propõe que a obra dramatúrgica do autor seja lida não a partir do enquadramento clássico, mas a partir do que ela denomina um caráter “movente” de seus dramas. Em termos específicos, é preciso reconhecer que a tragédia moderna rodriguiana absorve e inverte procedimentos trágicos clássicos, ao mesmo tempo os mescla a recursos da comédia e do melodrama.
Review of the book Formulations of the tragic in Nelson Rodrigues’ theatre, by Elen de Medeiros. The book is a result of almost a decade of research focused on the dramaturgical poetics of Nelson Rodrigues. The researcher revisits classic formulations about the Rodriguian tragedy and proposes that the author's dramaturgical work must be read not from classical frameworks, but from what she calls a “sliding” aspect of his dramas. In specific terms, she asserts that Nelson Rodrigues’ modern tragedy absorbs and inverts classic tragic procedures and, at the same time, mixes them with resources of comedy and melodrama.
Reseña del libro Formulaciones de lo trágico en el teatro de Nelson Rodrigues, de Elen de Medeiros. La obra es resultado de casi una década de investigaciones centradas en la poética dramatúrgica de Nelson Rodrigues. En él, la investigadora revisita las ya clásicas formulaciones sobre lo trágico rodriguiano y propone leer la obra dramatúrgica del autor no desde el marco clásico, sino desde lo que llama un aspecto “corredizo” de sus dramas. En términos concretos, hay que reconocer que la tragedia moderna de Rodrigo absorbe e invierte procedimientos trágicos clásicos, al mismo tiempo que los mezcla con recursos de la comedia y el melodrama.