Este estudo objetiva delinear e refletir sobre estratégias de andragogia no contexto do ensino superior, na formação de professores e oficinas extensionistas de música a partir das musicalidades de cantos da tradição oral, de modo a incentivar e fortalecer a tomada de consciência social. Partindo da fundamentação sobre concei-tos de andragogia e pensamento crítico, o trabalho contempla o planejamento e a construção colaborativa do repertório musical, bem como a sua implementação e repercussão nos contextos de atuação docente. Dentre seus achados, a abor-dagem mostra-se mobilizadora de novas aprendizagens por meio da pesquisa, dis-cussão e execução coletiva de cantos cujas letras, narrativas, melodias, formas, ritmos e contexto sociocultural enriquecem as experiências formativas e promovem for-talecimento do pensamento crítico. Foi possível também constatar as contribui-ções das propostas na esfera da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) na pesquisa, análise crítica na perspectiva da cognição social e performance de repertó-rios musicais de variadas culturas. A conclu-são deste estudo demonstra que a proble-matização sobre repertórios musicais nos processos de transmissão social, memórias e silenciamentos, mostra-se significativa a partir dos cantos da oralidade e de suas perpetuações ou apagamentos históricos.
This study aims to outline and reflect on andragogy strategies in the context of higher education, teacher training and music workshops based on the musical-ities of songs from the oral tradition, in order to encourage and strengthen social awareness. Starting from the revision on concepts of andragogy and critical think-ing, the work includes the planning and collaborative construction of the musical repertoire, as well its implementation and repercussion in teaching contexts. Among its findings, the approach proves to mo-bilize new learning through research, dis-cussion and collective execution of songs whose lyrics, narratives, melodies, forms, rhythms and sociocultural context en-rich formative experiences and promote the strengthening of critical thinking. It was also possible to verify the contribu-tions of the proposals in the sphere of Ethnic-Racial Relations Education (EERR), in research, critical analysis from a social cognition perspective and performance of music. The conclusion of this study demonstrates that the problematization of musical repertoires in the processes of social transmission, memories and silencing, proves to be significant based on the songs of orality and its historical perpetuations or erasures.