O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que tomou como objeto a canção “Classe média”, de Max Gonzaga. Composta e lançada em 2005, a canção não só obteve repercussões à época de seu lançamento, mas também em períodos posteriores, o que gerou o interesse em estudá-la de modo mais detido. Para isso, foi realizada uma análise documental de sua gravação tendo como principal referencial a semiótica da canção para desvelar as relações que se estabelecem entre letra e música para a produção de seus sentidos. As análises mostram que a canção constrói, através da chave do humor, uma crítica ao alinhamento de setores intermediários da sociedade brasileira à ideologia das elites, revelando ainda a importância da melodia, da harmonia e das escolhas interpretativas para o estabelecimento de seu caráter irônico e caricatural. Adicionalmente, foi possível perceber que a canção possui ainda uma segunda voz poética, que se inscreve no cantar do próprio enunciador e traz uma dimensão autorreflexiva, em tom mais lamentoso. Diante disso, entendeu-se que a presença dessas duas vozes poéticas se constituiria como uma forma de exprimir um certo pensamento cindido que se faria presente em indivíduos de classe média.
This article presents the results of a research that took as its object the song “Classe Medio”, by Max Gonzaga. Composed and released in 2005, the song not only had repercussions at the time of its release, but also in later periods, which generated interest in studying it more closely. For this, we carried out an documental analysis of its recording having as main reference the semiotics of the song to reveal the relations that are established between lyrics and music for the production of its meanings. The analyzes show that the song builds, through the key of humor, a critique of the alignment of intermediate sectors of Brazilian society to the ideology of the elites, revealing the importance of melody, harmony and interpretative choices for the establishment of its ironic and cartoon.