Neste artigo, relata-se o “Momentos Lúdicos” para o ensino acadêmico interdisciplinar, na qual utiliza-se como base o jogo de tabuleiro “Mental Blocks”. Para tanto, esse jogo foi aplicado em cursos de Design Gráfico, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental. Diante disso, foi necessário enfatizar neste estudo a importância da adaptação das regras do jogo para, assim, atender às características de cada público-alvo, revelando que a ludicidade enriquece a experiência educativa, mas exige que se leve em consideração as particularidades dos alunos. Como suporte metodológico, utilizou-se da pesquisa-ação participante, de modo que o estudo tivesse um aspecto colaborativo. Sendo assim, no artigo em questão, destaca-se o papel do docente como mediador entre teoria e prática, proporcionando insights valiosos para a integração do lúdico no ensino e inspirando futuros desenvolvimentos pedagógicos.
This article reports on “Playful Moments” for interdisciplinary academic teaching, based on the board game “Mental Blocks”. The game was used in Graphic Design, Civil Engineering and Environmental Engineering courses. It was therefore necessary to emphasise in this study the importance of adapting the rules of the game to suit the characteristics of each target audience, revealing that playfulness enriches the educational experience, but requires taking into account the particularities of the students. Participatory action research was used as methodological support, so that the study had a collaborative aspect. The article thus highlights the role of the teacher as a mediator between theory and practice, providing valuable insights for integrating play into teaching and inspiring future pedagogical developments.
Este artículo informa sobre “Momentos lúdicos” para la enseñanza académica interdisciplinar, basados en el juego de mesa “Bloques mentales”. El juego se utilizó en los cursos de Diseño Gráfico, Ingeniería Civil e Ingeniería Medioambiental. Por lo tanto, fue necesario destacar en este estudio la importancia de adaptar las reglas del juego a las características de cada público objetivo, revelando que la lúdica enriquece la experiencia educativa, pero exige tener en cuenta las particularidades de los alumnos. Como soporte metodológico se utilizó la investigación-acción participativa, de modo que el estudio tuvo un aspecto colaborativo. El artículo destaca así el papel del profesor como mediador entre la teoría y la práctica, aportando valiosas ideas para integrar el juego en la enseñanza e inspirar futuros desarrollos pedagógicos.