Este artigo tem o objetivo de analisar como ocorre o processo de interação em serious gamesem realidade virtual. Inicia-se um levantamento dos conceitos de interface no contexto da interação humano-computador e como eles são aplicados na área dejogos. Após, são considerados os critérios de análise de como as interfaces são aplicadas em serious gameseem uma realidade virtual. A partir disso, foram estabelecidos critérios comuns para a análise de serious games, definidos como: Mundo Virtual, Interatividade, Interface gráfica, Metáforas e Feedback. A fim de aplicar os critérios, realizou-se um estudo analítico em interfaces de serious gamesem realidade virtual Bus Simulator Drive e EarthQuake Simulator VR. Ao final, conclui-se que a adoção dos critérios possibilitou estabelecer uma decomposição sistematizada dos serious games, discutindo os elementos que compõem as interfaces, o modo como são aplicados nos jogos, como estão integrados ao contexto e quais são os aspectos relevantes para a realidade virtual.
This paper aims to analyze how the process of interaction in serious gamesin virtual reality occurs. To do so, a survey of the interface concepts in the context of human-computer interaction and how they are applied in the area of games begins. Afterwards, the criteria for analyzing how the interfaces are applied in serious gamesand in a virtual reality are considered. From this, common criteria were established for the analysis of serious games, defined as: Virtual World, Interactivity, Graphical Interface, Metaphors and Feedback. In order to apply the criteria, an analytical study was performed on serious virtual reality games interfaces Bus Simulator Drive and EarthQuake Simulator VR. In the end, it is concluded that the adoption of the criteria allowed to establish a systematic decomposition of serious games, discussing the elements that make up the interfaces, how they are applied in games, how they are integrated into the context and what are the aspects relevant to virtual reality