Esse artigo propõe uma análise comparada da sequência de abertura de Yndio do brasil (Sílvio Back, 1995) - documentário que coloca em perspectiva as representações do índio no Brasil - em relação a curta metragem A história do monstro Kátpy (Kamikia P.T. Kisedje, Whinti Suyá, 2009) produzida nas oficinas do projeto Video nas Aldeias pelos índios Kisêdjê e que de alguma forma me parece dialogar com o longa-metragem ambicioso de Silvio Back. Nos dois filmes, uma leitura antropológica da narrativa coletiva – produzida pelo conjunto de filmes aglomerados no caso de Yndio do Brasil e pelos proprios índios no caso de A história do monstro Kátpy – nos mostra a importância da questão do Outro no espaço topográfico e no espaço mental brasileiro. Objetos e sujeitos do discurso, os índios do Brasil assim como suas representações audiovisuais e cinematográficas problematizam questões colocadas em pauta no imaginário coletivo brasileiro: o que é ser índio no Brasil? Tais questões nos levam a nos perguntar o que representa para os cineastas indígenas e para as suas comunidades o espaço audiovisual e suas possibilidades.
This paper presents a comparative analysis of the opening sequence of Yndio do brasil (Sílvio Back Back, 1995) – which puts into perspective indigenous representations in Brazilian society – and A história do monstro Kátpy (Kamikia P. T. Kisedje, Whinti Suyá, 2009), a short movie made by the Kisêdjê indigenous people in Videos nas aldeias workshop video. In a certain way, the short movie seems to establish a dialogue with the ambitious film made by Silvio Back. An anthropological approach to both films points out the figure of the “Other” in Brazilian topographic and mental spaces. Objects and subjects of the discourse, the indigenous people of Brazil, as well as their cinematic and audio-visual representations, brings into focus questions such as: what does it mean to be an indigenous person in contemporary Brazil? Such questions lead us to ask ourselves how indigenous filmmakers deal with audio-visual opportunities and possibilities.