Este artigo analisa o funcionamento das gravadoras de discos transnacionais que operam no mercado fonográfico brasileiro, a partir do estabelecimento do disco compacto como suporte padrão para a reprodução e comercialização de música gravada. Partindo da hipótese de que em tempos de globalização da economia e mundialização da cultura, este mercado se comporta e se modula de modo diverso, investiga-se quais são as características estruturais de tais transformações e como agem os diferentes agentes sociais que disputam este espaço. Considerando a configuração destas gravadoras enquanto majors, explora-se, ainda, como se organizam frente aos desafios impostos pela economia global, de que forma conservam, ou não, os mecanismos de reprodução deste campo, no qual elas mesmas são fundadoras dos seus princípios de construção.
This article analyzes the operation of four transnational record labelsoperating in the Brazilian music industry, starting from the establishment of the compactdisc as a standard support for the reproduction and trade of recorded music. Based onthe hypothesis that in times of economic and cultural globalization, this market behavesand modulates itself differently, one investigates the structural characteristics of such changes and how the different social actors, who dispute this space, operate. Consideringthe configuration of those record labels as majors, one also explores how they getorganized before the challenges posed b y the global economy, how they keep, or not, thereproductive mechanisms of this field, in which they are the own founders of theirconstruction principles.