O problema da relação estrutura/agência na teoria social e a possibilidade de convergência entre Habermas e Bourdieu

Temáticas

Endereço:
Rua Cora Coralina, n.100 - Cidade Universitária
Campinas / SP
13083-896
Site: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas
Telefone: (19) 9696-3764
ISSN: 2595-315X
Editor Chefe: Maria Caroline Marmerolli Tresoldi
Início Publicação: 23/09/2020
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas

O problema da relação estrutura/agência na teoria social e a possibilidade de convergência entre Habermas e Bourdieu

Ano: 2013 | Volume: 21 | Número: 41
Autores: Pinto, Júlio Roberto de Souza
Autor Correspondente: Júlio Roberto de Souza Pinto | [email protected]

Palavras-chave: Pierre bourdieu, Jurgen habermas, Teoria social

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho procura demonstrar que Jürgen Habermas e Pierre Bourdieu, cada um a sua maneira e de diferentes pontos de partida, construíram perspectivas teórico-metodológicas convergentes, de acordo com as quais a referência ontológica fundamental para a investigação das entidades e processos constitutivos da vida societária não é qualquer forma de totalidade coletiva concebida de modo reificado nem a experiência subjetiva do ator individual, mas as interações e as práticas sociais desenroladas em contextos sócio-históricos definidos, concebidas, umas e outras, como locus fundamental de entrelaçamento entre as dimensões objetivas e subjetivas do universo societário.



Resumo Inglês:

This paper seeks to show that Jürgen Habermas and Pierre Bourdieu,each in their own way and from different starting points, built convergent theoretical and methodological perspectives, according to which the fundamental ontological referencefor the investigation of entities and processes that constitute social life is not any formof collective whole designed in a reified way nor the subjective experience of the individualactor, but the interactions and social practices developed in defined socio-historical contexts,designed as fundamental locus of entanglement between the objective and subjectivedimensions of the social universe.