Neste artigo iremos analisar aspectos do mundo da moda, a partir do documentário Dior e Eu, utilizando as categorias benjaminianas de fantasmagoria e aura e a relação destas com questões sobre arte, magia e mana trazidas por Marcel Mauss. Além de utilizar de Lévi-Strauss para pensar uma relação simbólica entre essas categorias. Também trabalhamos a questão da sucessão e o que significa ser um gênio criador dentro do capitalismo. Por fim, o discurso fílmico foi juntamente trabalhado com a contribuição de obras de Gilles Lipovetsky e John Berger, que foram de extrema importância para a compreensão da história da moda e sua estreita relação com a arte.
In this article we will analyze aspects of the world of fashion, from the documentary Dior and I, using Benjamin’s categories of phantasmagoria and aura and their relationship with questions about art, magic and mana brought by Marcel Mauss. In addition to using Lévi-Strauss to think about a symbolic relationship between these categories. We also worked on the issue of succession and what it means to be a creative genius inside capitalism. Finally, the filmic discourse was analyzed with the contribution of works by Gilles Lipovetsky and John Berger, which were extremely important for un-derstanding the history of fashion and its close relationship with art.
En este artículo analizaremos aspectos del mundo de la moda, a partir del documental Dior and I, utilizando las categorías de fantasmagoría y aura de Benjamin y su relación con las cuestiones sobre el arte, la magia y el maná planteadas por Marcel Mauss. Además de utilizar a Lévi-Strauss para pensar una relación simbólica entre estas categorías. También trabajamos el tema de la sucesión y lo que significa ser un genio creativo dentro del capitalismo. Finalmente, el discurso fílmico se trabajó junto con la aportación de obras de Gilles Lipovetsky y John Berger, de suma importancia para entender la historia de la moda y su estrecha relación con el arte.