Homens morcegos da Serra Nevada de Santa Marta: masculinidades indígenas e repatriação de imagens

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ISSN: 2175-6015
Editor Chefe: Christiano Key Tambascia
Início Publicação: 01/11/2009
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

Homens morcegos da Serra Nevada de Santa Marta: masculinidades indígenas e repatriação de imagens

Ano: 2021 | Volume: 11 | Número: 1
Autores: Ruiz, Sebastian Gómez
Autor Correspondente: Sebastian Gómez Ruiz | [email protected]

Palavras-chave: Cinema indígena, Repatriação de imagens, Serra nevada de santa marta, Masculinidades indígenas, Cosmopolitismo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A produção e circulação do cinema indígena na Serra Nevada de Santa Marta (Colômbia) moldou indigeneidades cosmopolitas a partir da apropriação da mídia, que está ligada à imagem mítica do morcego. A mídia indígena permitiu a consolidação de redes nacionais e transnacionais que constituem formas de ação política que condensam questões relacionadas a ser indígena, território, cultura e política das imagens. Neste artigo, a repatriação dos arquivos visuais do Marques de Waverin ao povo Arhuaco, na qual o líder Juan Bautista Villafaña (Duane) aparece nos anos 30 e o pai do cineasta de arhuaco, Amado Villafaña, é discutido. O repatriamento dessas imagens se configura como uma forma de ação política, relacionada à construção de algumas reivindicações em torno da soberania visual e da propriedade coletiva, que permite aos povos indígenas a possibilidade de reinterpretar sua memória cultural, um lugar em permanente disputa.