A MÚSICA COMO POSSIBILIDADE GEOGRÁFICA DE COMPREENSÃO ACERCA DO IMAGINÁRIO DE SERTÃO NORDESTINO

Revista Tamoios

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ISSN: 1980-4490
Editor Chefe: Eduardo Karol
Início Publicação: 31/05/2005
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Geografia

A MÚSICA COMO POSSIBILIDADE GEOGRÁFICA DE COMPREENSÃO ACERCA DO IMAGINÁRIO DE SERTÃO NORDESTINO

Ano: 2024 | Volume: 20 | Número: 1
Autores: D. N de Melo, P. R. da Cunha Nóbrega
Autor Correspondente: P. R. da Cunha Nóbrega | [email protected]

Palavras-chave: Música; Análise do Discurso; Sertão Nordestino; Geografia

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo do artigo é analisar como a música se torna uma possibilidade para auxiliar na construção do imaginário sobre o sertão nordestino e como esse imaginário possibilita múltiplas interpretações geográficas, revelando de que maneira a relação entre a música e a geografia se fundamenta como uma fonte de pesquisa e compreensão de questões sociais. As reflexões deste escrito derivam da perspectiva da geografia humanística, estabelecendo a música como uma possibilidade analítica importante para auxiliar no entendimento do imaginário acerca do sertão nordestino sob uma perspectiva geográfica. Os estudos foram apoiados em uma sistematização de ordem qualitativa e foram selecionadas 19 músicas, considerando os recortes temáticos, tendo como princípio norteador os procedimentos analíticos da Análise do Discurso. A análise possibilitou a elaboração de cinco categorias: cultura, seca e migração, preconceito, saudade e resistência. É a partir destas categorias que serão revelados os diálogos com o cotidiano, os acontecimentos, as pessoas e a história possibilitando compreender o sertão nordestino por meio da união de vários discursos. A música tem um papel decisivo na expressão e construção do imaginário humano, influenciando na própria geografia.



Resumo Inglês:

The aim of this article is to analyze how music becomes a possibility to assist in the construction of the imaginary about the Northeastern backlands and how this imaginary allows for multiple geographical interpretations, revealing how the relationship between music and geography is established as a source for researching and understanding social issues. The reflections in this writing stem from the perspective of humanistic geography, establishing music as an important analytical possibility to aid in the understanding of the imaginary surrounding the Northeastern backlands from a geographical perspective. The studies were supported by a qualitative systematization and 19 songs were selected, considering thematic segments, with the guiding principle being the analytical procedures of Discourse Analysis. The analysis made it possible to elaborate five categories: culture, drought and migration, prejudice, nostalgia, and resistance. It is from these categories that the dialogues with everyday life, events, people, and history will be revealed, allowing for an understanding of the Northeastern backlands through the union of various discourses. Music plays a decisive role in the expression and construction of the human imaginary, influencing geography itself.