Este trabalho propõe uma leitura crÃtica da
literatura dramática para crianças e jovens produzida no
Brasil, em meados dos anos 70, a partir do estudo de
caso d’O Macaco e a Velha, de Ivo Bender. Das
relações entre o teatro e a literatura, a dramaturgia se
configura como o elemento de confluência entre estas
formas de expressão artÃstica, portanto, a interpretação
está apoiada na construção da linguagem, enquanto
assunto literário/dramatúrgico, não cênico, teatral. Com
breve contextualização histórica, realiza-se um
levantamento e cruzamento das qualidades intrÃnsecas
de sua linguagem, apontando as semelhanças e
diferenças em cada perÃodo analisado.
This work proposes a critical reading of
dramatic literature for children and youngsters produced
in Brazil, in the middle of the 1970s, from the case
study of “O Macaco e a Velha†by Ivo Bender. From
the relations between theatre and literature, drama
stands at the confluence of those artistic expressions,
therefore, the performance is supported by the
construction of the language as literature-dramatic
matter, non scenic, theatrical. In this way, it carries out
its historical contextualization performing a survey and
intersection of the intrinsic qualities of the language,
bringing forward the similarities and differences of each
analyzed period.