O QUE NOS OLHA NOS OLHOS: O OLHAR DE ANTOINE

Anuário De Literatura

Endereço:
Pós-Graduação em Literatura - Centro de Comunicação e Expressão - Campus Universitário - Trindade - Florianópolis
Florianópolis / SC
Site: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/literatura
Telefone: (48) 3721-9582
ISSN: 21757917
Editor Chefe: NULL
Início Publicação: 30/11/1993
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

O QUE NOS OLHA NOS OLHOS: O OLHAR DE ANTOINE

Ano: 2009 | Volume: 14 | Número: 1
Autores: Carolina Vidal, Tiago Hermano Breunig
Autor Correspondente: Carolina Vidal | [email protected]

Palavras-chave: cinema, montagem, modernidade, distanciamento

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O conceito de montagem apropriado
por Walter Benjamin a partir do cinema constitui,
no contexto de uma crise cognitiva que acompanha
a consolidação da modernidade capitalista, um
modelo formal que, segundo o autor, permite
restabelecer a experiência. A partir do referido
conceito, associado ao distanciamento entre o
sujeito e o objeto, propomos uma leitura do filme
Les quatre cent coups (François Truffaut, 1959),
sobretudo do congelamento do quadro final
associado ao olhar transgressor do personagem
Antoine Doinel, cujos olhos causam estranhamento
ao cruzarem os do espectador.



Resumo Inglês:

The concept of montage
appropriated by Walter Benjamin from cinema
constitutes, in the context of a cognitive crisis that
accompanies the consolidation of capitalist
modernity, a formal model that, according to the
author, enables the reestablishment of the
experience. From the mentioned concept,
associated to the distancing between subject and
object, we propose a reading of the film Les quatre
cent coups (François Truffaut, 1959), in particular
about the freezing of the final shot associated to
the transgressive look of the character Antoine
Doinel, whose eyes cause estrangement when
crossing the spectators.