Neste artigo discutiremos alguns aspectos da exposição “Modernas! São Paulo vista por elas”, trazida pelo Museu Judaico de São Paulo, e as narrativas fotográficas produzidas por sete mulheres judias que para o Brasil vieram entre as décadas de 1930 e 1950. Restritas a contextos de produção e divulgação, fora dos círculos comuns, as obras revelam forte contribuição ao modernismo brasileiro. O que o museu propõe é a ampliação dos públicos para uma história desconhecida, mas que pode ser pensada a partir dos contributos da História Pública, ao mesmo tempo que se entrecruza com a experiência estética de Walter Benjamin (1994).
In this article we will discuss some aspects of the exhibition “Modern! São Paulo seen by them”, brought by the Jewish Museum of São Paulo, and the photographic narratives produced by 7 Jewish women who came to Brazil between the 1930s and 1950s. Restricted to contexts of production and dissemination, outside of ordinary circles, the works reveal a strong contribution to Brazilian modernism. What the museum proposes is the expansion of the public to a history unknown, but that can be thought from the contributions of Public History, while intertwining with the aesthetic experience of Walter Benjamin (1994).
En este artículo discutiremos algunos aspectos de la exposición “¡Moderno! São Paulo vista por ellas”, traída por el Museo Judío de São Paulo, y las narrativas fotográficas producidas por 7 mujeres judías que para Brasil vinieron entre las décadas de 1930 y 1950. Restringidas a contextos de producción y divulgación, fuera de los círculos comunes, las obras revelan fuerte contribución al modernismo brasileño. Lo que el museo propone es la ampliación de los públicos para una historia hasta desconocida pero que puede ser pensada a partir de las contribuciones de la Historia Pública, al mismo tiempo que se entrecruza con la experiencia estética de Walter Benjamin (1994).