Validation of the InterativaMENTE60+ game for cognitive stimulation of older adults

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ISSN: 2175-6783
Editor Chefe: Ana Fatima Carvalho Fernandes
Início Publicação: 10/01/2000
Periodicidade: Diário
Área de Estudo: Ciências da Saúde

Validation of the InterativaMENTE60+ game for cognitive stimulation of older adults

Ano: 2024 | Volume: 25 | Número: Não se aplica
Autores: F. G. L. Oliveira, V. E. S. Rodrigues, I. S. Neves, M. E. S. Brito, F. G. F. Pereira, A. L. G. Machado
Autor Correspondente: F. G. L. Oliveira | [email protected]

Palavras-chave: Health of the Elderly; Aging; Cognition; Educational Technology; Validation Study.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Objetivo: verificar as evidências de validade de um jogo educativo para a estimulação cognitiva de pessoas idosas. Métodos: estudo metodológico desenvolvido em três fases: validação de conteúdo por juízes especialistas; validação de aparência por juízes de design; e avaliação pelo público-alvo, realizada com pessoas idosas. Realizou-se análise descritiva e inferencial. Resultados: o jogo educativo intitulou-se “InterativaMENTE60+” e sua estrutura contém capa, tabuleiro, tokens, dado, cartas (comando, observe, pergunta e desafio) e manual de instruções. O Índice de Validade de Conteúdo foi de 0,84, demonstrando clareza e linguagem adequada, relevância teórica e pertinência prática. Os juízes de design avaliaram o jogo como adequado e o Indice de Concordância do público-alvo foi de 0,9. Conclusão: o jogo apresentou evidências de validade satisfatórias, sendo considerado adequado e válido com base em seu conteúdo e aparência. Contribuições para a prática: consiste em um recurso capaz de auxiliar na estimulação das funções cognitivas de pessoas idosas.



Resumo Inglês:

Objective: to verify the evidence of validity of an educational game for the older adults’ cognitive stimulation. Methods: methodological study developed in three phases: content validation by expert judges; appearance validation by design judges; and evaluation by the target audience, carried out with older adults. Descriptive and inferential analysis was carried out. Results: the educational game is named “InterativaMENTE60+” and its structure contains a cover, board, tokens, dice, cards (command, observe, question and challenge) and instruction manual. The Content Validity Index was 0.84, showing clarity and appropriate language, theoretical relevance, and practical pertinence. The design judges assessed the game as suitable and the target audience's Concordance Index was 0.9. Conclusion: the game showed satisfactory evidence of validity, being considered adequate and valid based on its content and appearance. Contributions for the practice: it is a resource that can help stimulate the cognitive functions of older adults.