DELÍRIOS I – AGONIA E EXPERIÊNCIA (JOGOS DE VIDA E MORTE)

Anuário De Literatura

Endereço:
Pós-Graduação em Literatura - Centro de Comunicação e Expressão - Campus Universitário - Trindade - Florianópolis
Florianópolis / SC
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Telefone: (48) 3721-9582
ISSN: 21757917
Editor Chefe: NULL
Início Publicação: 30/11/1993
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

DELÍRIOS I – AGONIA E EXPERIÊNCIA (JOGOS DE VIDA E MORTE)

Ano: 2010 | Volume: 15 | Número: 1
Autores: Vinícius Nicastro Honesko
Autor Correspondente: Vinícius Nicastro Honesko | [email protected]

Palavras-chave: agonia, jogo, experiência, jogo de vida e morte, calvário

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente ensaio pretende expor uma ideia de agonia como jogo de vida e morte no qual imerge o artista no ato de criação. A partir das leituras e conceituações do termo jogo em Johan Huizinga e em Roger Caillois, mostra como tais ideias são importantes para compreender a experiência humana diante do incompreensível que é a morte. Aponta como a agonia inspira no poeta, principalmente na modernidade, uma distância em relação às certezas do conhecimento, implicando uma leitura etimológica do termo experiência, isto é, como ex periri, (aqui, também, jogo de vida e morte). Por fim, procura ver como os traços desse jogo – uma eterna luta – sutilmente se mostram nos pânicos de Murilo Mendes e de Paul Gauguin, artistas nos quais a consciência dessa luta é atravessada pela imagem do lugar por excelência da agonia: o Calvário.



Resumo Inglês:

The present essay intends to expose an idea of agony as a life and death game in which the artist immerses himself in the act of creation. From the readings and conceptions of the term game in Johan Huizinga and in Roger Caillois, it exposes how such ideas are important to comprehend the human experience before the incomprehensible that is death. It shows how agony inspires the poet, principally in modernity, a distance from the certitudes of knowledge, implying an etymological reading of the term experience, that is, as ex periri (here, also, life and death game). Finally, it tries to see how the traces of this game – an eternal fight – subtly show themselves in the panics of Murilo Mendes and Paul Gauguin, artists in which the conscience of this fight is pervaded by the image of the place by excellence of agony: the Calvary.