A partir do boom do anime nos anos 1990, o fenômeno otaku tem gerado reações diversas sobre recepção e consumo. O discurso sobre o otaku tende a oscilar entre duas noções: a de subcultura, por vezes com graus patológicos, e a noção cool japan da cultura mainstream. Iremos observar essas tendências na configuração do anime com os autores Tsugata Nobuyuki, Thomas Lamarre e Saitō Tamaki e nas teorizações sobre o otaku com os autores Tatsumi Takayuki, Okada Toshio e Azuma Hiroki. A nossa proposta é que a aproximação afetiva do otaku com o anime abre uma zona de autonomia dentro do movimento otaku.
From the anime boom in the 90's, the otaku phenomenon has generated diverse reactions on reception and consumption. The discourse on otaku tends to oscillate between two notions, that of subculture sometimes with pathological degrees and the cool japan of mainstream culture. We will observe these trends in the anime configurations with authors Tsugata Nobuyuki, Thomas Lamarre and SaitōTamakiand in the theorizations about otaku with authors Tatsumi Takayuki, OkadaToshioand Azuma Hiroki. Our proposal is that the affective approach of the otaku with theanime opens a zone of autonomy within the otaku movement.