O presente estudo de caso analisa o case Los Santos +3 ºC, produzido para o Greenpeace Brasil, em 2022, em parceria com a agência VMLY&R, no Brasil. A campanha foi realizada utilizando o jogo Grand Theft Auto V(GTA V), com modificações da cidade virtual Los Santos, fazendo os jogadores vivenciarem as consequências da crise climática em um cenário de aumento de +3 ºC. O case contou com a parceria de streamersbrasileiros e teve o objetivo de conscientizar o público jovem-adulto sobre a urgência da crise climática e incentivá-lo a tomar medidas para enfrentar esse cenário. A partir desse estudo, compreendemos que o Greenpeacevem utilizando, de forma bem-sucedida, a publicidade polêmica como recurso para obter atenção midiática, e o uso de jogos do gênero ação-aventura para incentivar a ação em relação à crise climática. A campanha foi premiada no Festival de Cannes, com as conquistas nas categorias: Integração de Marcas para Jogos; Entretenimento para Esporte; Prata em Entretenimento —Inovação em Branded Contente Bronze em Rádio e Áudio, tornando-se a campanha brasileira mais premiada da edição.
The present case study analyzes the Los Santos +3 °C campaign, produced for Greenpeace Brazil in 2022 in partnership with the VMLY&R agency in Brazil. The campaign was carried out using the video game Grand Theft Auto V (GTA V) with modifications to the virtual city of Los Santos, allowing players to experience the consequences of the climate crisis in a +3 °C scenario. The case involved collaboration with Brazilian streamers and aimed to raise awareness among young adults about the urgency of the climate crisis and encourage them to take action to address this situation. From this study, we understand that Greenpeace has been successfully using controversial advertising as a means to garner media attention and the use of action-adventure games to promote action on climate change. The campaign was awarded at the Cannes Festival, achieving recognition in the categories of Brand Integration for Games, Entertainment for Sports, Silver in Entertainment —Innovation in Branded Content, and Bronze in Radio and Audio, becoming the most awarded Brazilian campaign of the edition.