Entre o artifício e o acaso no fotojornalismo de conflitos: o discurso visual nas imagens da guerra na Líbia

Revista Culturas Midiáticas

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ISSN: 1983-5930
Editor Chefe: Dra. Isabella Chianca Bessa Ribeiro do Valle
Início Publicação: 12/08/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciência da informação, Área de Estudo: Comunicação, Área de Estudo: Artes

Entre o artifício e o acaso no fotojornalismo de conflitos: o discurso visual nas imagens da guerra na Líbia

Ano: 2016 | Volume: 9 | Número: 2
Autores: RECHENBERG, Fernanda, PEREIRA, Bruno Cavalcante
Autor Correspondente: RECHENBERG, Fernanda | [email protected]

Palavras-chave: fotojornalismo de guerra, discursividade visual, subjetividade, arte, fotografia

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho busca debater as tensões existentes entre documento (notícia visual) e arte na fotografia. Optou-se como metodologia de análise interpretativa o diálogo entre “discursividade visual” (PICADO, 2003) e a “análise iconológica” (VICENTE, 2000) no intuito de mostrar uma percepção singular da fotografia sem ela estar analogicamente ligada a explicações semiológicas. Escolhemos como corpusas imagens de conflito do ensaio Libya Hurra (2011), de Maurício Lima, para exemplificar que os valores estéticos e a assunção do ponto de vista do fotógrafo sobre o motivo fotografado não afastam da imagem o seu caráter denunciativo dos horrores do conflito civil só porque se utilizou de estratégias como a encenação, por exemplo, que flertam com a arte contemporânea. 



Resumo Inglês:

This paper seeks to discuss the tensions between document (visual news) and art photography. It was chosenas interpretative analysis methodology dialogue between "visual discourse" (PICADO, 2003) and "iconological analysis" (VICENTE, 2000) in order to show a unique perception of the photograph without her being similarly linked to semiotic explanations. Chosen as corpus images of conflict in Libya Hurraessay (2011), Mauricio Lima, to exemplify the aesthetic values and the permission of the photographer's point of view on the photographed matter does not deviate from the image your denunciation characterof civil conflict horrors only because it used strategies such as staging, for example, dialoguing with contemporary art.