O estudo da evolução das imagens em gesso de entidades da umbanda, comercializadas em lojas de artigos religiosos, incluindo uma breve história de seu fabricante mais expressivo (Imagens Bahia), revela mudanças sociais e comportamentais ao longo do tempo. As imagens das chamadas entidades de esquerda, exus e Pomba-giras, refletem dilemas envolvendo a exposição da sexualidade e certo grau de zoomorfização. Ao mesmo tempo, as diferentes opiniões dos devotos sobre cobrir ou não os seios das Pomba-giras em estátuas e representar exus com partes corpóreas de animais desafiam o fabricante/designer a conciliar tais divergências na produção das estátuas, tendo de atualizá-las de tempos em tempos, mas sem perder de vista a tradição. A pesquisa revela que uma combinação de revelação espiritual e construção social determinam o imaginário das entidades de umbanda. Em relação à agência constata-se um processo dialético em que ora fiéis são influenciados pelas representações em gesso, ora são os fiéis que as determinam.
The study of the evolution of plaster images of Umbanda entities, sold in religious goods stores, including a brief history of its most expressive manufacturer (Imagens Bahia), reveals social and behavioral changes over time. The images of the so-called left-wing entities, exus and Pomba-giras, reflect dilemmas involving the exposure of sexuality and a certain degree of zoomorphism. At the same time, the different opinions of devotees on whether to cover the breasts of Pomba-girasin statues and represent exus with the bodily parts of animals challenges the manufacturer/designer to reconcile such divergences in the production of statues, having to update them from time to time without losing tradition. This research reveals that a combination of spiritual revelation and social construction determines the imagination of Umbanda entities. Regarding agency, there is a dialectical process in which sometimes believers are influenced by the plaster representations, and sometimes devotees determine them.
El estudio de la evolución de las imágenes en yeso de entidades umbandistas, vendidas en tiendas de artículos religiosos, incluyendo una breve historia de su fabricante más significativo (Imagens Bahia), revela cambios sociales y comportamentales a lo largo del tiempo. Las imágenes de las denominadas entidades de izquierda, exus y Pomba-giras, reflejan dilemas de exposición de la sexualidad y cierto grado de animalización. Al mismo tiempo, las diferentes opiniones de los devotos sobre si cubrir o no los pechos de las Pomba-girasen las estatuas y representar a los exus con partes del cuerpo de animales desafían al fabricante/diseñador a conciliar tales diferencias en la producción de las estatuas, debiendo actualizarlas de vez en cuando, pero sin perder de vista la tradición. La investigación revela que una combinación de revelación espiritual y construcción social determina el imaginario de las entidades de la Umbanda. En relación con la agencia, hay un proceso dialéctico en que a veces los creyentes están influenciados por las representaciones en yeso, y otras veces son los fieles quienes las determinan.