Este artigo busca oferecer uma breve vi são sobre a musicalidade dos surdos, es clarecendo o papel da música na vida do indivíduo, na sociedade e na educação. Tem início com um relato sobre a histó ria dos surdos no decorrer do tempo e sobre como eles foram tratados pela so ciedade ao longo dos anos, com foco na luta pela conquista de reconhecimento e direitos. Além disso, são descritos alguns dos processos educacionais pelos quais eles passaram a fim de serem entendidos como capazes de adquirir conhecimento e interagir com a sociedade. Em seguida, há um panorama geral da música, bem como seu importante papel na sociedade e sua aplicação obrigatória como disciplina nas instituições de educação básica. A partir de então, são abordados aspectos impor tantes sobre o surdo e a musicalidade, ex plicando-se como ocorre essa interação e desmitificando a ideia de que a população surda não consegue interagir socialmente de forma musical e está afastada dessa arte inegável à vida, que percorre a humanida de desde os tempos antigos. Por meio des sas exposições, objetiva-se contribuir com uma nova abordagem nos processos edu cacionais e sociais relacionados aos surdos e à musicalidade que eles apresentam, de modo que esclarecidos educadores con sigam desenvolver novas metodologias e tornar cada vez mais real e abrangente o processo educacional inclusivo.
This article seeks to offer a brief vision about the musicality of the deaf, clarifying the role of music in the life of the individual, in socie ty and education. Begins with a report of the history of the deaf over time and about how they have been treated by society over the years, focusing on the struggle for recogni tion and rights. In addition, are described some of the educational processes through which they passed seeking to be unders tood as able to acquire knowledge and inte ract with society. Then a general panorama of music, its important role in society and its mandatory application in educational insti tutions of the public network. From then on, we bring important aspects about the deaf and the musicality, explaining how occurs this interaction, demystifying the idea that the deaf population cannot interact socially in a musical way and are away from this un deniable art the life, that runs through hu manity since ancient times. Through these exhibitions, we seek to contribute with a new approach in educational and social pro cesses related to the deaf and the musicality they have, where after enlightened educa tors can develop new methodologies and make increasingly real and comprehensive the inclusive educational process.