Verdades Secretas (2015) e Verdades Secretas II (2021) foram (tele)novelas criadas por Walcyr Carrasco, sendo a primeira exibida pela televisão linear e a segunda pensada principalmente para a plataforma de streaming. Em ambas as obras, houve uma linha de enredo direcionada a discutir o vício em drogas ilícitas, manifestado, respectivamente, pelas personagens Larissa e Laila. Pensando nisso, surgiu o seguinte problema de pesquisa: como o contexto de produção, ao considerar os recursos técnicos do audiovisual, buscou representar a adicção na ficção televisiva contemporânea? Este artigo tem como objetivo discutir como os aspectos referentes ao vício foram construídos em ambas as produções, levando em conta os componentes pertencentes à poética televisiva, isto é, tema, narrativa e estilo. Para isso, elegeu-se como metodologia a análise poética do audiovisual, embasada por autores como Bordwell (2008) e Thompson (2003), com direcionamento para três momentos do arco narrativo das personagens: o começo do vício, os efeitos da droga e o destino de cada uma. Como resultado, verificou-se que, em relação à Larissa, há uma adesão ao que era o merchandising social (Lopes, 2009), abordando as oportunidades de reabilitação no país e alinhando-se à narrativa da nação (Lopes, 2003), ao recriar ambientes como a Cracolândia e destacar intervenções religiosas. Já o caso de Laila segue uma trajetória narrativa inversa, desvinculando-se da conscientização das ações sociais e cumprindo a função pedagógica do melodrama (Lopes, 2009) ao mostrar as consequências da busca por uma perfeição ilusória e o destino de muitos dependentes químicos.
Verdades Secretas (2015) and Verdades Secretas II (2021) were TV dramas created by Walcyr Carrasco, with the former being broadcast on linear television and the latter primarily designed for the streaming platform. Both works featured a storyline aimed at exploring addiction to illicit drugs, manifested respectively by the characters Larissa and Laila. In light of this, the following research problem arose: how did the production context, considering the technical resources of audiovisual media, seek to represent addiction in contemporary television fiction? This article aims to discuss how aspects related to addiction were constructed in both TV dramas, considering components belonging to television poetics, namely theme, narrative, and style. The methodology chosen for this analysis is the poetic analysis of audiovisual content, grounded in the works of authors such as Bordwell (2008) and Thompson (2003), focusing on three key moments in the characters' narrative arcs: the onset of addiction, the effects of the drug, and the fate of each character. As a result, it was found that, in relation to Larissa, there is an adherence to what was the social merchandising (Lopes, 2009), addressing rehabilitation opportunities in the country and aligning with the narrative of the nation (Lopes, 2003), by recreating environments like Cracolândia and highlighting religious interventions. On the other hand, Laila's case follows a reverse narrative trajectory, dissociating from raising awareness about social actions and fulfilling the pedagogical function of melodrama (Lopes, 2009) by depicting the consequences of pursuing an illusory perfection and the fate of many drug addicts