Com o objetivo de investigar como o conceito de estilo tem sido tratado nas pesquisas contemporâneas em psicanálise, este artigo realiza uma revisão de literatura que articula livros publicados sobre o tema com artigos científicos. A partir da análise preliminar da literatura, percebeu-se uma lacuna significativa: embora o termo "estilo" apareça em diversos contextos psicanalíticos, sua definição e aplicação variam amplamente, carecendo de um consenso conceitual. Assim, a presente pesquisa busca responder à seguinte questão: como o conceito de estilo tem evoluído na psicanálise contemporânea? Para selecionar os artigos, foram utilizados os bancos de dados SciELO, LILACS, PePSIC e PsycInfo, aplicando os descritores "estilo" e "psicanálise". Dos noventa e três artigos encontrados, treze foram selecionados após uma leitura integral. Os critérios de inclusão focaram em artigos que mencionassem o conceito de estilo como um termo psicanalítico, excluindo-se aqueles que utilizavam o termo em seu sentido comum ou que faziam referência ao estilo de um autor ou técnica, sem associação aos conceitos psicanalíticos. Os resultados indicam múltiplas abordagens ao conceito de estilo, abrangendo temas como a verdade do sujeito, o ensino, o estilo do analista, a transmissão da psicanálise, o estilo de ser e a relação entre estilo, literatura e sofrimento. As divergências conceituais levantadas nesta pesquisa apontam para novas questões que poderão ser exploradas em investigações futuras, aprofundando o entendimento sobre a relevância do estilo na prática psicanalítica.
With the aim of verifying how the concept of style has been approached in contemporary research in psychoanalysis, the method of this article was a literature review, articulating books published on the topic with scientific articles. To select the articles, databases such as SciELO, LILACS, PePSIC and PsycInfo were used using the descriptors “style” and “psychoanalysis”. Ninety-three articles were found, of which thirteen were selected after full reading. Articles that mentioned the concept of style as psychoanalytic were considered, excluding those in which the term style was approached based on a common idea, or when concepts referred to the style of an author or technique without association with psychoanalytics. As a result, we found different mentions of the concept, covering topics such as the subject's truth, teaching, the analyst's style, the transmission of psychoanalysis, the style of being and the style's relationship with literature and suffering. The research also resulted in some questions thatcould be addressed in future research.