Este artigo propõe uma investigação sobre a noção de sensualismo desenvolvida pelo filósofo francês Claude-Adrien Helvétius, assim como as implicações que essa noção tem no que diz respeito à conduta humana, sob o ponto de vista da ação moral. Inicialmente apresentamos uma breve contextualização sobre alguns dos principais postulados da ética na tradição filosófica ocidental, com o intuito de demarcar a posição e a originalidade da ética helvetiana em relação a essa tradição. Em um segundo momento, vamos analisar especificamente a proposição do pensador francês que procura valorizar o papel de sentimentos como, por exemplo, a paixão, o desejo, o prazer e o amor próprio, situando-os como elementos fundamentais que conduzem e dão forma à ação moral. Por fim, concluiremos nossa abordagem enfatizando o que se convencionou chamar de sensualismo paradoxal da ética de Helvétius, aportando posicionamentos críticos, controvérsias e também certas concordâncias no que diz respeito a esse entendimento.
This article offers an investigation into the notion of sensualism developed by the French philosopher Claude-Adrien Helvétius, as well as the implications this notion holds regarding human conduct from the perspective of moral action. Initially, we provide a brief contextualisation of some of the main tenets of ethics within the Western philosophical tradition, with the aim of delineating the position and originality of Helvétian ethics in relation to this tradition. Subsequently, we will specifically analyse the French thinker's proposition that seeks to emphasise the role of feelings such as passion, desire, pleasure, and self-love, situating them as fundamental elements that guide and shape moral action. Finally, we will conclude our approach by highlighting what has come to be known as the paradoxical sensualism of Helvétius' ethics, providing critical viewpoints, controversies, as well as certain agreements regarding this understanding.