OS BENEFÍCIOS DO TRABALHO COM A ARTE CONTEMPORÂNEA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Edição de Setembro (2024)

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ISSN: 2596-3309
Editor Chefe: Profª Dra. Adriana Alves Farias
Início Publicação: 30/10/2024
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Educação

OS BENEFÍCIOS DO TRABALHO COM A ARTE CONTEMPORÂNEA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Ano: 2024 | Volume: 6 | Número: 9
Autores: FERNANDA DEMITRIO MARTIN
Autor Correspondente: FERNANDA DEMITRIO MARTIN | [email protected]

Palavras-chave: Pintura Contemporânea; Arte Contemporânea; Ensino da Arte.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este estudo tem como objetivo analisar a integração da Arte Contemporânea no currículo do Ensino Fundamental, uma temática de relevância crescente para o ensino da Arte, à medida que ganha importância global, sendo uma realidade predominante nos grandes centros e gradualmente se difundindo em outras regiões. A Arte Contemporânea abrange uma ampla gama de movimentos, vanguardas, técnicas e estilos diversos. A pintura contemporânea, em particular, foi significativamente influenciada por movimentos artísticos que surgiram após 1945, introduzindo não apenas novas técnicas e materiais, mas também reconfigurando a representação pictórica, afastando-se da tradicional figuração. Atualmente, o ensino de Arte nas escolas está passando por profundas transformações em consonância com as mudanças na sociedade, cultura e na própria Arte. Diante desse contexto, este estudo propõe uma reflexão sobre a inclusão de conteúdos relacionados à Arte Contemporânea nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Para realizar essa análise, optamos por uma abordagem de pesquisa bibliográfica, apoiada em obras de autores renomados, como BARBOSA (2008), RIZZI (2008) e GOUTHIER (2015). A Arte Contemporânea, ao contrário do Modernismo e dos movimentos vanguardistas, não se baseia necessariamente na busca pelo novo e original. Sua característica principal reside na liberdade artística do criador, que não está mais vinculado a compromissos institucionais que restrinjam sua expressão, permitindo-lhe trabalhar sem a necessidade de inserir em suas obras conotações religiosas ou políticas específicas.