Neste ensaio procura-se apresentar uma série de teses que
recubram alguns dos aspectos que relacionam a criação
artÃstica com a construção social. Assim, a perspectiva
teórica adoptada desdobra-se em dois tabuleiros. Em primeiro
lugar, desenvolvendo uma abordagem que problematize
a natureza do campo artÃstico como uma actividade
social, portanto, inserido numa estrutura social mais
vasta. Em segundo lugar, evidenciando o carácter de especificidade
que define a produção estética. Com este ensaio
pretende-se dar conta de alguns traços conceptuais que
auxiliem na compreensão dos fenómenos sociais que estão
na base da criação artÃstica nas sociedades capitalistas.
Esta análise encontra-se desenvolvida num nÃvel de abstracção
com um carácter de generalização à esfera cultural
no modo de produção capitalista na sua totalidade histórica,
e não apenas respeitante às suas configurações culturais
especÃficas como o modernismo e o pós-modernismo.
Abstract
In this paper we present a few thesis about some elements
relating artistic creation with the construction of society.
Thus, our theoretical perspective situates itself in two
areas. Firstly, developing an approach that captures the
nature of the artistic field as a social activity, so, as
something framed in a wider social structure. In second
place, trying to show the specific character of aesthetic
production. With this paper we have the purpose to point
out some concepts that help to understand social
phenomena which function as the matrix of artistic
creation in capitalist societies. This analysis is developed
in a level of abstraction that includes a characteristic of
generalization of cultural field inside capitalist mode of
production in its historical totality, and not only related to
some specific cultural frameworks such as modernism and
postmodernism.