O presente trabalho procura compreender
o lugar que o cantor e compositor
Roberto Carlos ocupava na circulação
de bens simbólicos por meio da instalação
Adoração do artista visual Nelson
Leirner. A intersecção entre este Ãcone
do universo musical, de forte apelo
midiático e desdobramento popular,
e uma peça da arte contemporânea,
empenhada em produzir efeitos polÃticos,
deu-nos a oportunidade de
compreender como e porque o músico
fora escolhido para significar, no incipiente
mercado de bens simbólicos
dos anos 60, as contradições da pop art,
transplantada para a realidade polÃtica
do Grupo Rex, no qual Leirner estava
inserido. Para tanto, o artista visual
escolhe, para ressignificar o jovem talento
musical, um código pertencente Ã
iconografia popular cristã, inserindo-o
num jogo de referência que ultrapassava
o corrente binômio cultura popular
e cultura erudita.
This paper seeks to understand the place
that the singer and composer Roberto
Carlos occupied in the circulation of
symbolic assets through the installation
of Adoração (Worship) by the visual artist
Nelson Leirner. The intersection between
this universal musical icon, with strong
mediatic and popular appeal and a piece of
contemporary art, assigned to produce political
effects, has given us the opportunity
of understanding how and why the musician
was chosen to signify, in the incipient
symbolic assets market of the sixties, the
contradictions of pop art, transplanted to
the political reality of the Grupo Rex, in
which Leirner was inserted. For this, the
visual artist chooses, to resignify the young
talented musician, a code belonging to
popular Christian iconography, inserting
him in a game of reference that surpassed
the popular binomial current culture and
erudite culture.