Neste artigo são discutidos alguns
romances brasileiros contemporâneos
comparando-os com perÃodos
anteriores, buscando mostrar como
é possÃvel encontrar a constituição
de uma tendência literária que se
afasta de algumas caracterÃsticas
tradicionais da literatura brasileira,
presentes até o perÃodo da ditadura
militar. Seria possÃvel constatar em
romances contemporâneos a dissolução
da perspectiva de que através
da literatura seria possÃvel apresentar
uma sÃntese da nação, ou que determinados
personagens, intelectuais de
classe média, ou camponeses, oprimidos
do campo ou da cidade, possam
funcionar como representantes de
toda nação. Ao invés das sÃnteses
coerentes, aparecem romances que
exploram a fragmentação, a impossibilidade
de falar pelo outro.
This articles analyzes a few contemporary
Brazillian novels comparing it to previous
moments in Brazilian literature, searching
for the possibility of finding the foundation
of a literary trend that sets itself apart from
some of the traditional characteristics of
Brazilian literature which had been present
up untill the military dictatorship period. It
would be possible to find in some contemporary
novels the dissolution of the perspective
according to which though literature
it would be possible to present the nation´s
totality, it´s essence, unity and core characteristics,
or that some literary characters,
middle class intelectuals or working class
country men, opressed minorities from
both rural and urban backgrounds could
serve as representatives of the entire nation.
Instead of totalities, there are novels
open to explore the fragmentation and the
impossibility of speaking for someone else
or claiming the other’s voice.