O objetivo dessa dissertação é mostrar a atualidade acerca do tema do pluralismo e a abertura
teológica proporcionado pelo ConcÃlio Vaticano II, bem como a possibilidade concreta de se
pensar uma teologia própria do continente latino-americano, intitulada Teologia da Libertação em
articulação com a Teologia do Pluralismo Religioso. A identidade e a singularidade do
cristianismo podem ser analisadas de duas maneiras: por um lado, o magistério oficial reforçando
seu caráter identitário em três documentos a respeito do diálogo, numa visão inclusivista. Por
outro lado, essa identidade pede uma ressignificação no contexto do paradigma pluralista. Será
aqui apresentada a teologia de José Maria Vigil. Sua teologia não tem aspecto linear; ela sofre
interferências de paradigmas ao longo da trajetória do autor. Inicialmente, o teólogo se
encontrava numa perspectiva do paradigma inclusivista, no interior da Teologia da Libertação.
Ao final da década de 1990, Vigil sinaliza uma crise da TdL. No inÃcio do ano 2000, verifica-se,
no autor, uma abertura à Teologia do Pluralismo Religioso, agora sobre uma ótica do paradigma
pluralista. É relevante afirmar que Vigil não faz uma ruptura com a Teologia da Libertação, mas
consegue fazer uma articulação com a Teologia do Pluralismo Religioso. Seu novo peregrinar
teológico mostra-se recente na história, por isso, é ainda uma teologia em construção e o autor
tem plena consciência dos desafios que a TdPR comporta na atualidade. Um desses desafios
encontra-se na resistência e hostilidade que o magistério oficial Católico tem a respeito do
pluralismo religioso. Especialmente, a Comissão Episcopal Espanhola, que assinalou no ano de
2008 um livro de José Maria Vigil, contendo graves erros teológicos. Por isso, o conflito entre a
identidade cristã e o paradigma pluralista muitas vezes mostra-se inevitável. Nessa teologia
pluralista de José Maria Vigil, algumas expressões ganham relevância, e pedem uma releitura:
revelação, cristologia, eclesiologia e reinocentrismo, espiritualidade, missão e diálogo interreligioso.
O autor assume que ainda não tem todas as respostas a respeito desse novo paradigma e
que são muito poucos os que já se manifestaram produzindo reflexões teológicas numa chave
pluralista. Por isso justifica-se o tÃtulo dessa dissertação: Testemunha dos primeiros passos:
identidade cristã latino-americana e o paradigma pluralista em José Maria Vigil.
The objective of this dissertation is to demonstrate the ongoing topic about pluralism and the
theological opening obtainable by the Second Vatican Council; as well as the realistic
possibility of thought in a theology owned by the Latin-American continent, titled Liberation
Theology. The identity and singularity of christianism can be analyzed in two manners: in a way,
the official magistrate emphasized by its identical character by three documents about the
dialogue, in an inclusivist view. Another way, this identity asks for a re-signification in context to
a pluralist paradigm. Here shown the theology of Jose Maria Vigil. His theology has no linear
aspect; it suffers interferences of paradigms along its path by the author. Initially, the theologian
found to be in a perspective of the inclusivist paradigm, within the Liberation Theology. By the
end of the 90′s, Vigil indicated a crisis by the Liberation Theology. The beginning of the year
2000, confirmed, in the author, an opening towards the Theology of Religious Pluralism, now
over a pluralist paradigm point of view. It is relevant to affirm that Vigil doesn′t do a split with
the Liberation Theology, but conquers to have a merge with the Theology of Religious Pluralism.
His new theological peregrine is shown to be recent in history, therefore, it is still a theology that
is in evolving, and the author is aware of the challenges that the Theology of Religious Pluralism
carries in the present. One of these challenges is found in the resistance and hostility that the
official Catholic magistrate has in respect to religious pluralism. Especially the Episcopal
Commission of Spain whom in 2008 showed a book by Jose Maria Vigil, which had serious
theological mistakes. Therefore, the conflict between the Christian Identity and the pluralist
paradigm many times seem inevitable. In this pluralist theology by Jose Maria Vigil, some
phrases become relevant and ask to be reread: revelation, Christology, ecclesiology and kingdom
centered, spirituality, mission and inter-religious dialogue. The author assumes to still not have
all answers in respect to this new paradigm and that very few have manifested producing
theological reflex ions in a pluralist key. Therefore it justifies this dissertation ′s title as:
Testimony of the first steps: Latin- American Christian identity and the pluralist paradigm in Jose
Maria Vigil.