O ensaio de Freud O Estranho (Das Unheimlich) oferece muitas indicações para a compreensão de uma estética do estranho que merecem ser exploradas. No entanto, perpassa-o do inÃcio ao fim um conceito: o retorno – o que possibilita sua releitura sob a luz do Além do princÃpio do prazer, escrito à mesma época. Enfatiza-se aqui o estranho enquanto repetição do diferente – um paradoxo em termos, tanto quanto o estranho familiar. Em seguida, a fim de testar a validade de uma leitura estética sob essa ótica, apresenta-se uma análise do breve conto A terceira margem do rio, de Guimarães Rosa.
Freud‟s essay The Uncanny (Das Unheimliche) offers many indications for the comprehension of an aesthetics of the uncanny which deserve to be explored. Nonetheless, a concept traverses it from beginning to end: the return – which enables its reading under the light of Beyond the pleasure principle, written along the same span of time. Emphasis is given to the uncanny in the sense of repetition of the different – a paradox in terms, like the strangely familiar uncanny. In order to test the validity of an aesthetic reading under this perspective, follows an analysis of the brief short story “A terceira margem do rio†(“The third margin of the riverâ€), by Guimarães Rosa.