A partir do estudo do projeto gráfico da revista Ilustração Brasileira, publicação editada
pela Sociedade Anônima "O Malho" na primeira metade do século XX, pretendo abordar o diálogo
entres os campos da história e do design gráfico brasileiros, mediados pelas relações mais amplas
do uso da imagem no campo historiográfico. A pesquisa, particularmente, visa abordar os
elementos visuais da revista, entendidos aqui desde sÃmbolos usados, tipografia escolhida, uso de
fotografias, técnicas de impressão, diagramação de texto e imagens etc, como um conjunto gráfico
que expressa intenções e preocupações de sujeitos e do momento em que foi produzido, de modo
que, para além de comunicarem, indicam um conjunto maior de relações sociais.
Based on the study of the Ilustração Brasileira magazine´s graphic project, publication
edited by the Anonymous Society “O Malho" in the first half of the twentieth century, I intend to
approach the dialogue between the fields of history and graphic Design in Brazil, which are
mediated by wider relations from the use of the image in the historiography. The research, in
particular, aims to address the visual elements of the magazine, such as symbols, typography
chosen, use of photos, printing techniques, layout of text and images etc, as a whole graph that
expresses intentions and concerns of individuals and time of its publishing, so that, in addition to
communicating, it also indicates a larger set of social relations.