Neste texto procuraremos mostrar que a prática do cuidado de si (epimeleia heautou)
socrático-platônico e helenÃstico foi transformada no perÃodo do protocristianismo. Na confissão
levada a cabo pelo Cristianismo, o que estaria em foco seria a produção da verdade e a
exposição do eu, mediante a revelação do mais oculto dos pensamentos e a suposta impureza da
alma pecadora. A hermenêutica cristã inovaria com a proposta de decifrar os pensamentos até
então inacessÃveis para os dois perÃodos anteriores (grego clássico e helenÃstico), inaugurando
uma perfeita epimeleia ton allon.
En este texto mostraremos que la práctica del cuidado de si (epimeleia heautou)
socrático-platónico y helenÃstico fue trasformada durante el trascurso del protocristianismo. En
la confesión, llevada a cabo por el Cristianismo, lo que estaba en foco era la producción de la
verdade y la exposición del yo, mediante la revelación del más oculto en los pensamientos y
también de la supuesta impureza del alma pecadora. La hermenéutica Cristiana innovarÃa con la
propuesta de descifrar los pensamientos hasta ese entonces inaccesibles en los dos perÃodos
anteriores (griego clásico e helenÃstico), iniciando una perfecta epimeleia ton allon.