Teatro e sensibilidades

Revista Latino-Americana de História

Endereço:
Site: http://projeto.unisinos.br/rla/index.php/rla/index
Telefone: (51)00000000000
ISSN: 2238-0620
Editor Chefe: José Carlos Cardozo
Início Publicação: 31/12/2011
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

Teatro e sensibilidades

Ano: 2012 | Volume: 1 | Número: 2
Autores: Newton Pinto da Silva
Autor Correspondente: N. P. Silva | [email protected]

Palavras-chave: Teatro, Vídeo, Documento

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo Teatro e sensibilidades investiga o campo teatral de Porto Alegre, nos anos
1980, a partir de registros em vídeo feitos pela TVE/RS para o programa de televisão
intitulado Palcos da Vida. Os documentos televisivos apresentam cenas de peças que estavam
em cartaz, na época, na cidade, e depoimentos de atores e diretores sobre os processos de
criação e experimentação teatral. As imagens dos espetáculos e os discursos dos artistas
(captados naquela década) são observados como representações do real para tecer possíveis
histórias, tendo como ponto de partida sentimentos e sensibilidades. São enfocados os
espetáculos A Mãe da Miss e o Pai do Punk (direção de Luiz Arthur Nunes), A Verdadeira
História de Édipo Rei (Grupo Gregos & Troianos), Escondida na Calcinha (direção de Patsy
Cecato), Império da Cobiça (Grupo TEAR), O Ferreiro e a Morte (Grupo Teatral Face &
Carretos), Ostal (Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz) e Tangos e Tragédias (de Hique
Gomez e Nico Nicolaiewsky). O conjunto de documentos traça um painel das artes cênicas do
Rio Grande do Sul, marcado pela diversidade de propostas e estilos cênicos.



Resumo Inglês:

The article Theater and sensibilities do a research in the field of Porto Alegre’s
theater, at the 80s, from video record made by the television channel TVE/RS produced for
the television program Palcos da Vida. The television documents show scenes of the plays
that ran at the time in the city and testimonies from actors and directors about the creation
processes and theatrical experiments. The plays images and the artists speeches are remarked
as a representation of the real to build possible histories, having as start the feelings and
sensibilities. The group of records makes possible an overview of the theatre of the State of
Rio Grande do Sul, which is mark for the diversity proposals and theaters styles.