As dimensões antropológicas do aborto

Revista Brasileira De Ciência Política

Endereço:
Universidade de Brasília - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Gleba A - Instituto de Ciência Política - Asa Norte
Brasília / DF
70910-900
Site: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0103-3352&lng=pt&nrm=iso
Telefone: (61) 3307-2865
ISSN: 1033352
Editor Chefe: Luis Felipe Miguel e Flávia Biroli
Início Publicação: 31/12/2008
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciência política

As dimensões antropológicas do aborto

Ano: 2012 | Volume: 0 | Número: 7
Autores: Luc Boltanski
Autor Correspondente: Luc Boltanski | [email protected]

Palavras-chave: aborto, engendramento, representações

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Baseado na literatura que mapeia o que a pesquisa antropológica registrou sobre o aborto em diferentes sociedades, Luc Boltanski estabelece um conjunto de características invariáveis. Não há sociedade humana que não conheça a possibilidade de interrupção voluntária da gravidez. Embora seja alvo de uma condenação geral, a prática é tolerada, sendo identificada como algo em relação ao que cabe “fechar os olhos”. E, em especial, o aborto sofre de um “déficit de representação”. Raras vezes aparece em narrativas ou em imagens, ao contrário, por exemplo, do nascimento, da morte ou mesmo do suicídio. O aborto também não está associado a qualquer forma de ritual ou simbolismo. Essa característica é essencial para o autor explicar sua posição no processo de engendramento de novos seres humanos singulares, que é um processo tanto biológico quanto simbólico.



Resumo Inglês:

Based on literature mapping out what anthropological research has recorded about abortion in different societies, Luc Boltanski establishes a set of unchanging characteristics. There is no human society unaware of the possibility of voluntarily interrupting pregnancy. Although it is the target of general condemnation, the practice is tolerated, being identified as something on which to “turn a blind eye.” Particularly, abortion suffers from a representational “deficit”. It rarely appears in narratives or images – differently from, for instance, birth, death or even suicide. Furthermore, abortion is not associated to any form of ritual or symbolism. Such trait is essential for the author to explain his stance on the process of engendering new unique human beings, which is both a biological and symbolic process.