La transformación del obrar humano en la época de la civilización tecnológica y la exigencia de una nueva ética

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ISSN: 1983-2109
Editor Chefe: Dax Moraes
Início Publicação: 30/11/1994
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Filosofia

La transformación del obrar humano en la época de la civilización tecnológica y la exigencia de una nueva ética

Ano: 2011 | Volume: 18 | Número: 30
Autores: José Luis Sepúlveda Férriz, Tomás Domingo Moratalla
Autor Correspondente: J. L. S. Férriz | [email protected]

Palavras-chave: ação tecnológica, ciência, ética, natureza, responsabilidade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo se centra na noção de responsabilidade, onde pretendemos oferecer uma visão estruturada da obra jonasiana, que permita dar conta de sua análise de por que a transformação realizada na ação tecnológica termina por não reconhecer mais valores e metas além daquelas que ela mesma produz. Assim, a vulnerabilidade da natureza aparece num contexto niilista, quer dizer, desprovida de qualquer limite ontológico e axiológico. A ética proposta por Hans Jonas está fundamentada sobre a concepção teleológica da natureza, entendida como um valor que interpela a responsabilidade do homem para que ele se torne responsável pela sua preservação. Este novo conceito de responsabilidade já não se fundamenta apenas no nexo causal que vincula o sujeito a suas ações, mas sim, no ser valioso e vulnerável do qual surge uma exigência ética que nos compele a sermos responsável por ele.



Resumo Inglês:

This article focuses on the notion of responsibility, where we intend to provide a structured overview of the work jonasiana, which permits to account for his analysis of the technological transformation performed in the action ends up no longer, recognized those values and targets that she produces. Thus, the vulnerability of nature appears in a context nihilistic, that is, devoid of any ontological and axiological limits. The ethics proposed by Hans Jonas is based on the teleological conception of nature, understood as a value which questions man's responsibility for doing responsible for its preservation. This new concept of responsibility is no longer based only on the causal link that binds the subject and his actions, but in being valuable and vulnerable than an ethical demand arises that compels us responsible for doing it.