A resistência do sujeito compositor/cantor popular da década de 60

Caligrama

Endereço:
Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha
Belo Horizonte / MG
31270-901
Site: http://periodicos.letras.ufmg.br/index.php/caligrama/index
Telefone: (31) 3409-6092
ISSN: 22383824
Editor Chefe: César Nardelli Cambraia
Início Publicação: 30/11/1981
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística

A resistência do sujeito compositor/cantor popular da década de 60

Ano: 2011 | Volume: 16 | Número: 1

Palavras-chave: Sujeito, música, resistência, sujeto, resistencia

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A década de 60 foi marcada pela explosão de movimentos artístico-culturais promovidos por músicos de uma classe média intelectualizada. Estes movimentos, ligados aos CPCs (Centros Populares de Cultura), tinham por objetivo a conscientização, a politização e, consequentemente, a ascensão da classe proletária. Para tanto, se embasavam em uma teoria específica – a de Cultura Popular – e um de seus focos eram os artistas populares. Entretanto, ao por em prática tais objetivos, terminavam, ainda que inconscientemente, em um discurso de superioridade, quando tentam moldar a cultura e estética musical dos artistas populares. Esta ação ocasiona, por sua vez, um outro discurso de resistência do sujeito artista popular, que não se apropria das ideias, nem tampouco aceita a bossa nova da classe média: a postura desse sujeito materializa-se em seu discurso. A proposta deste estudo é apresentar brevemente o contexto histórico, social e cultural dessa época.



Resumo Espanhol:

Los años 60 estuvieron marcados por la explosión del movimiento artístico y cultural promovido por músicos de una clase media intelectualizada. Estos movimientos eran vinculados a los CPCs (Centros de Cultura Popular), tenían como objetivo la movilización, politización y, por consiguiente, el aumento de la clase proletaria. Para esto, tenían por base una teoría específica – la de Cultura Popular – y uno de sus focos fueron los artistas populares. Sin embargo, cuando ponían en práctica estos objetivos, aunque sea inconscientemente, demostravan tener un discurso de superioridad, cuando tratavan de dar forma a la cultura y a la estética musical de los artistas populares. Esta acción resulta, a su vez, en un otro discurso de resistencia del sujeto artista popular, que no se apropia de las ideas y no acepta la “bossa nova” de la clase media: la postura de este sujeto se materializa en su discurso. El propósito de este estudio es presentar brevemente el contexto histórico, social y cultural de esa época.
Palabras-clave: Sujeto; música; resistencia.