Hume, no segundo livro do Tratado e na Investigação acerca do Entendimento Humano, sustenta a posição de que a vontade atua segundo a necessidade e não conforme a liberdade. A filosofia humeana é defensora da existência de uma causa necessária para as ações voluntárias, causa essa que não seria a vontade, como iniciadora da cadeia causal, mas sim algo anterior que a determina na geração de efeitos necessários. Este artigo pretende expor seus argumentos, mostrando como essa temática evidencia a importância que passa a ter a busca por regularidades, o que pretende nos permitir breves reflexões sobre o estatuto conferido por Hume a certas áreas do conhecimento, bem como a respeito do estatuto da própria filosofia humeana.
In the second book of the Treatise of Human Nature and also in the book An Enquiry concerning Human Understanding, Hume sustain his position that the will act according to necessity, not accord-ing to freedom. Humean philosophy defends the existence of a neces-sary cause to the voluntary human actions and that this cause is not the will´s own movement, but something prior to it, that establishes the generation of necessary effects. This paper aims to show his arguments and intents to indicate the importance of the search for regularities. Through such examination, we want to develop brief ideas about Hume´s meaning for certain areas of knowledge, as well as for the very meaning of humean philosophy.