A pergunta sobre o bem viver, a justiça e a reta ação moral
acompanham a trajetória histórica do ser humano. Diante de uma sociedade
plural e relativista como a nossa, a ética do discurso de Habermas apresentase
como um procedimento fecundo de justificação e de validação do agir
humano. Haure seu estatuto de plausibilidade na linguagem e se coaduna ao
movimento da guinada linguÃstica da filosofia contemporânea, que provocou
um processo de revisão de todos os problemas filosóficos até então colocados,
inclusive a questão da moralidade. Ela parte dos pressupostos fundamentais
do agir comunicativo e da interação linguÃstica dos diversos sujeitos. Tem
como meta a justificação, mediante o discurso prático, das normas, dos
valores e de todos os conteúdos morais especÃficos de cada sociedade humana
especÃfica. Requer competência comunicativa e participação discursiva direta
dos diversos atores sociais.
The question about the good living, the justice and the straight
moral action has followed the historical track of human being. In a plural and relative society like ours, the discourse ethics of Habermas has been presented
as a fertile procedure of justification and validation of the human act. It
extracts its regulation of plausibility in the language and combines the
movement to the linguistic turn of contemporary philosophy, which has
aroused a review of all philosophic problems up to now formulated, inclusive
the question of morality. It moves on fundamental presuppositions of the
communicative act and the linguistic interaction of several subjects. It has
the aim of justification through practical discourse, norms, values and all
specific moral contents of each specific human society. It requires
communicative competence and direct discursive participation of the several
social actors.