Apresenta-se componentes básicos da crÃtica à teoria tradicional da História caracterÃstica de representantes do pensamento pós-moderno e dos filósofos que lhe estão próximos: a centralidade dos textos simultânea ao ceticismo linguÃstico, a correlação entre apresentação artÃstico-literária e apresentação histórica, a crÃtica ao ideal da objetividade e as concepções da compreensão histórica conexas com esses aspectos. Abordam-se as questões decorrentes desses pontos de vista para a compreensão intercultural, de modo a evidenciar criticamente os limites de um entendimento particularista radical da cultura. As considerações deste artigo vão, pois, dos problemas da metodologia das ciências humanas à abordagem de temas da antropologia filosófica.
This article presents some basic elements of the critique on the traditional theory of history
made by representatives of post-modern thought and of philosophers close to them: the centrality
of texts simultaneously to linguistic skepticism, the correlation between artistic and literary
presentation and presentation of history, criticism on the ideal of objectivity and the conceptions
of historical understanding related to these aspects. It addresses the issues arising from these
views to intercultural understanding, in order to demonstrate a critical understanding of the
limits of radical individualistic culture. The considerations of this paper go, therefore, from the
problems of the methodology of the humanities to the issues of philosophical anthropology.