Os Caminhos da Perfeição Franciscana na Franceschina (1474)

Domínios Da Imagem

Endereço:
RODOVIA CELSO GARCIA CID, KM 380
Londrina / PR
Site: http://www.uel.br/cch/his/dominiosdaimagem/
Telefone: (43) 3371-4398
ISSN: 19822766
Editor Chefe: Alberto Gawryszewski
Início Publicação: 31/10/2007
Periodicidade: Semestral

Os Caminhos da Perfeição Franciscana na Franceschina (1474)

Ano: 2010 | Volume: 3 | Número: 7
Autores: Angelita Marques Visalli
Autor Correspondente: Angelita Marques Visalli | [email protected]

Palavras-chave: Iconografia franciscana, Franceschina, iluminura

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Pretendemos nesse estudo lançar nosso olhar sobre as imagens, iluminuras, que acompanham o
texto da Franceschina, obra composta no século XV por Giacomo Oddi, na qual são apresentadas
as vitae de Francisco de Assis e outras “figuras ilustres” da Ordem dos Frades Menores entre os
séculos XIII e XV. O texto em dialeto umbro possui uma linguagem simples e cotidiana, assim
como um caráter dramático e heróico, remetendo-se especialmente à recusa do mundo, à
dedicação às práticas caritativas e religiosas e ao martírio dos frades. Apesar da simplicidade das
formas e da técnica, estas iluminuras registram e divulgam experiências, mas buscam despertar
uma sensibilidade. Neste caso esta é provocada, por um lado, por uma representação mística
e, por outro, pela exacerbação da violência sofrida pelos frades, apresentando o caminho do
martírio como a principal expressão de exaltação dos menores após a morte de Francisco, em
contraste com o franciscanismo dos “primórdios”.



Resumo Inglês:

In this study we intend to pay close attention to the images, illuminations that appear in the
text Franceschina, a work from the fifteenth century written by Giacomo Oddi, in which the
vitae of Francis of Assisi and other “renowned people” of the Order of Friars Minor between
the thirteenth and fifteenth centuries, are presented. The text in the Umbrian dialect has a
simple, everyday language, as well as a dramatic and heroic character, referring in particular to
the refusal of the world, the dedication to charitable and religious practices and the martyrdom
of the brothers. Despite the simplicity of form and technique, these illuminations record and
disseminate experiences, but seek to awaken a sensibility. In this case it is caused firstly, by a mystic
representation and, secondly, by the exacerbation of violence suffered by the friars, showing the
path of martyrdom as the main expression of exaltation of the minors after Francis death, in
contrast to the early years of Franciscanism.