Neste artigo buscamos o cotejo de “Ode MarÃtima†com o todo da obra de Ãlvaro de
Campos. Temos como objetivo principal demonstrar um movimento parabólico na produção poética
do autor no que tange às sensações. Em um primeiro momento, o poeta, impressionado pela
modernidade do mundo, exalta a velocidade e a máquina. Na “Ode Triunfalâ€, este apego à maquinaria
é evidente, assim como em todas as composições de sua fase sensacionista. O envolvimento do poeta
com a máquina se dá por uma ligação de amabilidade, explicada pelas idéias que subsistiam em torno
do moderno.
This article aims at the comparison between “Ode MarÃtima†and all the other works by
Ãlvaro de Campos. The main objective is to demonstrate an onset parabolic movement in the author’s
poetic production as to the sensations. At first, the poet, impressed by the world’s modernity, praises
velocity and machine. In “Ode Triunfalâ€, his attachment to the machine is evident, as well as in all his
works in the sensory phase. His involvement with the machine takes place by means of an amiable
link, explained by the ideas around the concept of modernity.