O canto orfeônico e a construção do conceito de identidade nacional

Artcultura

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ISSN: 2178-3845
Editor Chefe: Adalberto Paranhos e Kátia Rodrigues Paranhos
Início Publicação: 28/02/1999
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

O canto orfeônico e a construção do conceito de identidade nacional

Ano: 2011 | Volume: 13 | Número: 23
Autores: Lina Maria Ribeiro de Noronha
Autor Correspondente: Lina Maria Ribeiro de Noronha | [email protected]

Palavras-chave: Villa-Lobos; canto orfeônico; nacionalismo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho visa mostrar o caso do
canto orfeônico brasileiro, particularmente
o projeto villa-lobiano, como
um instrumento de afirmação das
ideologias nacionalistas do governo
getulista, segundo as interpretações
do nacionalismo musical propostas por
Arnaldo Daraya Contier. Considera-se
o projeto orfeônico à luz do conceito de
criação de uma simbologia que permite
a invenção da identidade nacional
como algo que se renova e se transforma
constantemente, baseando-se nos
autores Anthony D. Smith e Tânia da
Costa Garcia.