Este estudo busca compreender os entrelaçamentos da memória e do imaginário
social das produções simbólicas do canto popular religioso denominado bendito. Neste
sentido, o objetivo é mostrar que, enquanto representação social e manifestação discursiva, a
prática ritual dos benditos está indissociavelmente ligada às tradições culturais que culminam
em construções identitárias. Essa perspectiva relaciona a noção de “interação†não apenas
com as situações face a face, mas a situações enunciativas dos processos dialógicos em sua
complexidade. Assim, a concepção de linguagem como comunicação social aqui ultrapassa o
âmbito meramente pessoal, ultrapassa o conceito psicológico de sujeito, voltando-se para os
mecanismos de constituição e determinação das condutas humanas, que estão baseadas nas
condições materiais e ideológicas de vida em sociedade.
This study it search to understand the interlacements of the memory and of
imaginary the social one of the symbolic productions of it sing popular religious called
bendito. In this direction, the objective is to show that, while social representation and
speeches manifestation, the practical ritual of the benditos is on to the cultural traditions that
culminate in identity constructions. This perspective not only relates the notion of
“interaction†with the situations face the face, but ace enunciative situations of the dialogues
processes in its complexity. Thus, the conception of language as social communication
exceeds the personal scope mere, exceeds the psychological concept of person here, turning
itself toward the mechanisms of constitution and determination of the behaviors human
beings, who are based on the material and ideological conditions of life in society.