Engenhos de Visualização e “modos de ver”: um outro discurso sobre a arché fotográfica

Contemporanea

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ISSN: 23161329
Editor Chefe: Jorge Leite Júnior
Início Publicação: 31/12/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Sociologia

Engenhos de Visualização e “modos de ver”: um outro discurso sobre a arché fotográfica

Ano: 2011 | Volume: 9 | Número: 1
Autores: PICADO, Benjamim
Autor Correspondente: PICADO, Benjamim | [email protected]

Palavras-chave: Fotografia, Discurso visual, Dispositivo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Pretende-se examinar aqui algumas questões relativas às vertentes das teorias da fotografia que investem com mais força na valorização das condicionantes técnicas de sua origem: chamadas de “argumentos do dispositivo”, estas teorias continuam nutrindo fortemente o modo de se pensar certas questões relativas à significação das imagens fotográficas, sobretudo enfatizando no debate sobre este status semiótico os pressupostos ontológicos sobre uma suposta natureza ou origem da fotografia e de seu dispositivo de rendição. Procuramos examinar as matrizes deste discurso, a partir das relações entre duas grandes vertentes de desenvolvimento das teorias da fotografia, aquela mais própria à pragmática (representada pelo ensaio L’Image Precaire, de Jean-Marie Schaeffer) e o debate sobre o caráter representacional da fotografia (numa série de escritos publicados durante os anos 70 e 80 do último século, em Critical Inquiry).



Resumo Inglês:

The article intends to examine certain questions on the contemporary theories of photography that deals with the technical variables of the origin of photographic visual meaning: these theories develop what we shall thereby call ärguments on the apparatus”, which are still very influential in the ways adopted to access the semiotical features of these images, above all stressing out the ontological features of some assumed “photographic nature”, always connected with its technological apparatus. We seek to examine the guidelines of such a discourse, departing from the relationships between two of the most important trends in theories of photography, one more connected with pragmatics of visual experience (represented by Jean-Marie Schaeffer’s imortant essay, L’Image Précaire) and the debate on the representational character of photography (in a series of writings published between the 70’s and 80’s in Critical Inquiry).